Governo do Estado mantém aberto o diálogo com as universidades

O governo do Estado vai manter um canal de diálogo com as universidades estaduais em relação à contratação de professores e agentes universitários e aumento do orçamento para custeio. O compromisso foi assumido em encontro de reitores com o vice-governador Flávio Arns e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

Na quinta-feira (9/2), em Maringá, os reitores, juntamente com o presidente do Sinteemar (Sindicatos dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá), Eder Adão Rosato, mantiveram contato com o governador Beto Richa, tratando dos planos de carreira, cargos e salários (PCCS) dos docentes e do pessoal técnico-administrativo.

Segundo o reitor João Carlos Gomes, no encontro da última terça-feira, com o vice-governador Flávio Arns (também secretário estadual da Educação), juntamente com secretário Alípio Leal, foram tratados dois assuntos específicos. O primeiro diz respeito às nomeações de professores e técnicos aprovados em concursos públicos realizados recentemente e, o segundo, sobre a complementação dos recursos de custeio das universidades, cuja rubrica sofreu corte no orçamento de 2012.

“As universidades passam por um momento crítico em relação a recursos humanos”, diz o reitor, referindo-se ao elevado número de aposentadorias ocorridas nos últimos anos, além de afastamentos, pedidos de demissão e falecimentos, sem reposição proporcional.