Motoristas e trocadores da VCG podem entrar em greve hoje

Os funcionários pedem 13,5% de reajuste salarial
Funcionários da empresa de transporte coletivo de Ponta Grossa, Viação Campos Gerais (VCG), devem decidir, nesta sexta-feira, se deflagram greve da categoria. Assembleia está agendada para manhã de hoje. As propostas da empresa, definidas ontem em mesa redonda, serão apresentadas para os funcionários que poderão aprovar ou rejeitar.

Na quinta-feira, protesto já foi realizado pela categoria, em frente ao Ministério do Trabalho. Na mesa redonda, realizada ontem pela manhã com o presidente do sindicato, assessores jurídicos e integrantes da comissão juntamente com diretores da empresa, a empresa manteve a proposta de 5,10% de reajuste e garantiu um aumento no vale alimentação de 25%.

Em nota, a Viação Campos Gerais afirma a realização de uma proposta condicionada. “Não bastasse, demonstrando predisposição da empresa ao diálogo foi sugerida uma proposta de 100% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e mais 1% de aumento real de salário e de possível dobra no valor do vale alimentação”, afirma.

De acordo o assessor jurídico do sindicato, Ricardo Machado, para que ocorra a greve é necessário que 400 funcionários estejam de acordo. “Dos 1,2 mil funcionários da empresa, é necessário que 400 votem a favor. Como é uma concessão de utilidade pública, existe uma necessidade que 30% continuem com as atividades normais”, explica. (Diário dos Campos)