Câmeras de segurança voltam a funcionar no centro de Ponta Grossa

Mais de 30 câmeras de segurança estão instaladas em Ponta Grossa, vigiando especialmente a região central da cidade. O equipamento é considerado pelas autoridades públicas a principal ferramenta de inibição de crimes no centro. Mesmo assim, durante os oito últimos meses, as câmeras estavam desligadas para a substituição do sistema analógico para digital e também para a troca da empresa que controla a parte técnica dos equipamentos.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), de 2010 e 2011, indicam que em Ponta Grossa aumentaram os crimes contra as pessoas. De 29 mil casos em 2010, 33 mil ocorrências foram registradas em 2011. Estes crimes são aqueles contra a vida e são exemplificados em abandono de incapaz, lesões corporais, homicídio, maus tratos, difamação, calúnia, injúria, entre outros.

Monitoriamento será 24 horas, na sede da AMTT
Diante destes números e também da própria experiência, os comerciantes da região não acreditam que as câmeras vão resolver totalmente o problema da violência na cidade.

De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Edimir José de Paula, o objetivo é ampliar o monitoramento para toda a cidade com 207 câmeras. Na sede da AMTT, uma sala com oito a 10 guardas municipais vigiarão, em turnos, tudo que acontece no centro da cidade durante 24 horas. O  trabalho ainda não está em total funcionamento porque alguns ajustes estão sendo feitos, como treinamento do pessoal e reparos das câmeras. As informações são do portal G1.