Mudanças no atendimento à saúde pública em PG a partir de julho

A partir de julho, todas as unidades de saúde atenderão a população de acordo com o chamado Protocolo de Manchester, que permitirá o pronto atendimento em tempo adequado a cada paciente. Por exemplo, uma mãe chega à unidade de saúde com uma criança com febre alta e crises convulsivas e na mesma hora chega outra com o filho para fazer consulta de rotina: esses pacientes passarão pelo protocolo, que vai avaliar qual deles deverá ser atendido primeiramente.


Em junho, funcionários da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa receberão o treinamento pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, único no Brasil credenciado para fazer o treinamento. Em Ponta Grossa, o primeiro protocolo de risco implantado foi no Hospital Municipal e desde então tem garantido um melhor atendimento à população.

Com o protocolo implantado, o paciente que chegar às unidades de saúde de Ponta Grosa, será encaminhado para a triagem, onde será feita a avaliação, seguindo os procedimentos indicados no Protocolo. Esses procedimentos permitem estabelecer qual o tempo de espera máximo de um paciente, de acordo com seu quadro clínico.

Esse sistema é o início de uma mudança maior, que vai reforçar as Unidades de Saúde como referências. Hoje em dia, esse modelo não é percebido.

Ainda no mês de junho, uma equipe da Secretaria de  Saúde, juntamente com o secretário, irá visitar as associações de moradores dos bairros em Ponta Grossa para esclarecer essas mudanças à população. Na oportunidade, a população poderá entender como os serviços de saúde do município são encaminhados e poderá também esclarecer dúvidas.