Paraná registra cinco mortes por gripe A

CADA UM FAZENDO A SUA PARTE
Em Ponta Grossa, em 10 dias, foram confirmados seis casos da doença

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais três mortes por gripe A (H1N1) no Paraná. Os casos foram registrados nos municípios de Curitiba, Cornélio Procópio e São Mateus do Sul. Desde o início do ano o Estado contabiliza cinco mortes – uma delas de um paranaense que adquiriu a doença e morreu no Nordeste do País.

O aumento no número de casos de gripe A nos últimos dias coloca o Paraná em alerta. Dos 64 casos confirmados este ano, 36 foram registrados no mês de junho. A situação de estados vizinhos – como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul – também é preocupante. Santa Catarina já confirmou 268 casos e 21 mortes este ano.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde registrou oito casos confirmados de H1N1 em Ponta Grossa, desde o início de junho. O município acompanha também outros 13 pacientes suspeitos da gripe A, que estão no aguardo do resultado do exame. Destes suspeitos, dois não são de Ponta Grossa. A Vigilância Epidemiológica faz o monitoramento diário de 141 pessoas, que mantiveram contato com os pacientes contagiados pelo vírus H1N1.