Centro de Atendimento e Referência da Mulher, mais uma importante iniciativa do vereador Edilson Fogaça que serve de exemplo a outros municípios


A Câmara Municipal aprovou recentemente a criação do Centro de Atendimento e Referência da Mulher, de autoria do vereador Edilson Fogaça (PTN). O objetivo é garantir assistência às mulheres em uma série de segmentos, principalmente, no caso daquelas que são vítimas de violência.

Entre as medidas, consta a garantia do apoio jurídico e psico-social para as mulheres vítimas de violência e também aos seus filhos menores, bem como o auxílio na recuperação da autoestima.

O Brasil é o sétimo no ranking de países com maior índice de homicídios contra mulher.

O Centro de Referência da Mulher será instalado em sede própria no centro, antigo Clube Guaíra, propiciando atendimento e amparo às vítimas de violência física ou sexual, que receberão treinamento, capacitação profissional e atendimento jurídico, além de diversos exames e serviços.

A implantação do Centro é o primeiro passo para que possa ser criada também no Município uma secretaria específica de políticas para as mulheres, a exemplo das que já funcionam na capital Curitiba e em Londrina. Atualmente, Ponta Grossa conta com mais de 300 mil habitantes, sendo que mais de 51% são mulheres.

O primeiro passo para a criação da secretaria é implantar o Centro de Referência, para que seja formada a estrutura necessária à implementação das políticas.

Por isso, a importância da efetivação de políticas públicas que garantam segurança, apoio e promoção social das mulheres ponta-grossenses.