Ministério Público determina abrigo para animais em PG

Foto: Diário dos Campos
O Ministério Público do Paraná instaurou uma Ação Civil Pública, na semana passada, que determina que o município de Ponta Grossa construa um abrigo adequado para cães de rua, no prazo de um ano. De acordo com a ação, o número de cães, gatos e cavalos abandonados nas ruas, em situação de risco, cresce a cada dia.

O município, segundo a ação, mantém um pequeno canil com estrutura precária, com capacidade para 40 animais. "Em Ponta Grossa há mais cães abandonados do que a capacidade do canil municipal. O programa de castrações existente, atende em média 50 animais por mês, muito aquém da necessidade", alega a promotoria.

O Ministério requer a construção de  um Centro de Acolhida e Tratamento de Animais, no prazo de 12 meses, para os animais de rua, com a implantação de programas de vacinação, esterilização, tratamento, orientação e destinação desses animais à adoção, em lares substitutos, com parceria com entidades particulares interessadas. Além disso, requer que o município recolha todos os animais de rua para levá-los ao abrigo, com o objetivo de vacinar, esterilizar, identificar e microchipar o animal. Informações do Diário dos Campos.