A grande demagogia da ameaça de rompimento do contrato da VCG

Que precisamos de transporte coletivo ninguém questiona. Que precisamos de transporte público de qualidade, isto também é indiscutível, mas a ameaça de alguns grupos polícios de romper o contrato de transporte coletivo em Ponta Grossa-PR é de uma demagogia e de uma irresponsabilidade civil gigantesca.

Num primeiro momento, isto traria o caos para quem realmente usa e precisa do transporte diariamente, pois os que querem o rompimento andam em carros novos e senão em carros importados.

Depois, porque existe a lei de mercado, que é a que rege os negócios na vida. Isto significa que mesmo que se rompa o contrato com a VCG tería-se que, em até 45 dias, licitar nova empresa.
E aí vem o pepino.

Para um contrato de 10 anos, como vislumbra o pretencioso e despreparado grupo político que quer o rompimento do contrato coma VCG, não teríamos empresas interessadas, pelo simples motivo que não se cobre o custo do capital para aquisição dos ônibus e reposição da frota a cada 05 anos conforme lei municipal exige, levando-se em conta a taxa de rentabilidade atual do negócio. Isto sem falar no custo da NCG (necessidade de capital de giro) e do custo CFCP (custo financeiro do capital próprio).

Vejamos uma projeção simples do tempo necessário para se obter a taxa de retorno sobre o capital empregado:



Portanto, pelo lucro líquido obtido da VCG nos últimos 05 anos, e pelo custo e necessidade de capital a ser empregado para viabilidade do negócio, e ainda, sem contarmos com custo financeiro do capital de giro, levaria 17 anos para conseguir cumprir o contrato de licitação e ainda repor a frota a cada 05 anos. Levando-se em conta o lucro liquido da VCG nos últimos 05 anos.

Destarte, o contrato por 10 anos é inviável e se for rompido o contrato com a VCG e licitado novamente não aparecerá nenhum pretendente, pois ninguém vai jogar fora quase 50 milhões de reais num contrato, que em 10 anos, é totalmente deficitário.
 
O que precisamos é melhorar e cobrar a qualidade de transporte coletivo e fiscalizarmos as planilhas de custo para fixação da passagem do transporte coletivo. Isto de forma profissional e não de forma politiqueira que é feita hoje. Isto dá pra fazer. O resto é demagogia de quem quer voto a qualquer custo, mesmo que tenha que mentir para si mesmo e para a população.