Apreensão de menores cresce 14,3%

Infância no crime: redução maioridade penal em debate
A entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime tem aumentado no país, sobretudo por meio do tráfico de drogas. Em 2012, o crescimento no número de menores apreendidos foi mais de duas vezes superior ao de prisões de adultos. A conclusão é de levantamento feito pelo Globo com dados oficiais obtidos com os governos de oito estados.

No ano passado, houve aumento, em relação a 2011, de 14,3% no número de apreensões de adolescentes por crimes como vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio.

O levantamento foi feito em sete dos dez estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Paraná e Santa Catarina. O Distrito Federal também foi incluído na pesquisa. Os estados de Minas Gerais, Bahia e Pará não informaram os dados solicitados. Em todos os estados pesquisados, foi observado aumento na apreensão de crianças e adolescentes no ano passado, que representou 18% do total de prisões no período: 75.359 de 414.916. Em 2011, o porcentual era de 17%. (Fonte: Gazeta do Povo)