Polícia Federal vai investigar desvios de recursos do Minha Casa Minha Vida

O Ministério das Cidades informou que o ministro Aguinaldo Ribeiro solicitou à Polícia Federal que investigue as denúncias sobre a suposta cobrança de propina e desvios de recursos no programa Minha Casa Minha Vida, denunciada por reportagem do jornal O Globo na edição de sábado. O pedido foi feito diretamente ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que autorizou a investigação.

Segundo a reportagem do jornal carioca, pequenos construtores subcontratados para tocar obras do Minha Casa Minha Vida em municípios com menos de 50 mil habitantes só obtinham os contratos se pagassem propinas — que variavam entre 10% e 32% do valor do imóvel construído — à empresa RCA, que tem como um dos sócios o ex-diretor de Produção Habitacional do Ministério das Cidades Daniel Vital Nolasco, filiado ao PCdoB. O dinheiro era depositado na conta da construtora Souza e Lima, criada pelo gerente-geral da RCA, Valmir Lima, e por Valdemar de Souza Júnior, engenheiro da empresa.

Em quatro anos, a União injetou R$ 161,1 bilhões em subsídios às moradias para as camadas mais baixas da população e para a classe média. As informações são da agência O Globo.