A partir de agora em PG, os pichadores serão "exemplarmente punidos"

Pichação é crime passivel de pena de até um ano de prisão
Foi lançada nesta sexta-feira em Ponta Grossa a campanha “Pichar é Crime”, que inibe esta ação criminosa e orienta crianças e adolescentes nas escolas. Com a atuação permanente, a campanha visa a orientação da população sobre o problema. O trabalho é inédito em Ponta Grossa e será permanente. Coordenada pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, a campanha conta com a participação de todos os setores envolvidos com a segurança do município, como as Polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e o Conselho Municipal de Segurança (Conseg).

Durante o lançamento do projeto, o delegado da 13.ª Subdivisão Policial, Danilo Sexto, deu garantias da ação rápida da polícia nos casos denunciados. “As pessoas que estiverem pichando serão exemplarmente punidos”, disse o delegado. Sexto lembrou ainda que pichação é crime, passível de pena de três meses a um ano de prisão.

Estabelecimentos que vendem tinta spray serão fiscalizados
A campanha “Pichar é Crime” será desenvolvida em diversas frentes. Além de cartazes, folders e cartilhas que começam a ser distribuídos em toda a cidade, o Departamento de Cidadania promoverá palestras educativas em escolas municipais, estaduais e particulares, abrangendo alunos de 10 a 12 anos.

Paralelamente, uma equipe do Departamento de Cidadania da Secretaria trabalhará com oficinas de grafitagem. A intenção é trabalhar com a grafitagem com alunos nos muros das escolas abordando temas como sustentabilidade, reciclagem de lixo e economia de energia e água.

A Guarda Municipal, juntamente com o setor de Alvarás da Prefeitura de Ponta Grossa, fiscalizará também os empreendimentos comerciais, que vendem tintas em aerosol spray. Uma lei estadual proíbe a venda deste tipo de material para menores de 18 anos.