Construção da Ambev: cadastro para mil vagas será aberto em outubro

A partir do próximo mês, Ponta Grossa demandará de uma grande quantidade de mão de obra no setor da construção civil. Com a intenção de suprir a necessidade de vagas para a construção da Ambev, a Agência do Trabalhador iniciará, na segunda quinzena de outubro, os cadastros para a contratação das pessoas interessadas no setor.

A indústria de cervejas e refrigerantes já oficializou a necessidade da contratação de 1 mil pessoas no período de 10 meses, entre novembro e setembro – e o município passa a se preparar para absorver esse número de trabalhadores. Para a construção da nova fábrica, a Ambev vai investir R$ 580 milhões.

No Paraná, a cadeia produtiva da Ambev gera 59 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos. Estudo da Fundação Getulio Vargas aponta que a empresa tem o maior multiplicador de empregos.

Para cada emprego gerado em uma cervejaria outros 46 são criados em toda a cadeia produtiva, que inclui operação logística, produção de insumos e maquinários.

No ano passado, a Ambev gerou R$ 1,12 bilhão em impostos no estado, valor 15% maior do que em 2011. A companhia é uma das maiores pagadoras de impostos do país. Em 2012, foram comercializados 708 milhões de litros de bebidas da empresa no Paraná.

A Ambev está presente no Paraná desde 1912, através da Cervejaria Atlântica, em Curitiba, que depois passou a fazer parte da Brahma. A companhia possui outra unidade fabril em Almirante Tamandaré e centros de distribuição direta em Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina.

A filial de Ponta Grossa também marcará o retorno da centenária cerveja Original à sua cidade natal, criada em 1906 pela Cervejaria Adriática.