TCE recomenda a prefeituras mudar sistema de licitação eletrônica

Uma antiga cobrança das empresas que participam dos pregões eletrônicos promovidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, pode estar sendo regularizada em breve: a utilização de sistema próprio da Prefeitura para gestão das licitações eletrônicas.

Hoje, quando uma empresa pretende participar de um pregão eletrônico da Prefeitura, tem que fazer um cadastro prévio na Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil (BLL), para obter uma chave e senha de acesso ao sistema. A BLL é uma empresa privada, a qual é contratada pela Prefeitura para que possa usar o sistema de compras via internet. Para isto, as empresas vencedoras dos pregões pagam uma taxa final de 1,5% do valor final do pregão, podendo chegar no máximo à R$ 600,00 de taxa de uso do sistema. A legislação brasileira proíbe a cobrança de taxas para participação de licitações públicas.

A Associação Brasileira de Licitantes questionou estes pontos com uma representação junto ao Tribunal de Contas, a qual foi julgada na semana passada, e o corregedor-geral Ivan Bonilha exarou parecer concordando com os apontamentos da ABL, recomendando às Prefeituras de Palmeira, Telêmaco Borba e Ponta Grossa a mudança do sistema. politica em destaque