TCE recomenda a prefeituras mudar sistema de licitação eletrônica
Uma antiga cobrança das empresas que
participam dos pregões eletrônicos promovidos pela Prefeitura Municipal
de Ponta Grossa, pode estar sendo regularizada em breve: a utilização de
sistema próprio da Prefeitura para gestão das licitações eletrônicas.
Hoje,
quando uma empresa pretende participar de um pregão eletrônico da
Prefeitura, tem que fazer um cadastro prévio na Bolsa de Licitações e
Leilões do Brasil (BLL), para obter uma chave e senha de acesso ao
sistema. A BLL é uma empresa privada, a qual é contratada pela
Prefeitura para que possa usar o sistema de compras via internet. Para isto, as empresas vencedoras dos pregões pagam uma taxa final de
1,5% do valor final do pregão, podendo chegar no máximo à R$ 600,00 de
taxa de uso do sistema. A legislação brasileira proíbe a cobrança de
taxas para participação de licitações públicas.
A Associação Brasileira de
Licitantes questionou estes pontos com uma representação junto ao
Tribunal de Contas, a qual foi julgada na semana
passada, e o corregedor-geral Ivan Bonilha exarou parecer concordando
com os apontamentos da ABL, recomendando às Prefeituras de Palmeira,
Telêmaco Borba e Ponta Grossa a mudança do sistema. politica em destaque