Vereadores aprovam aumento de taxas e do IPTU e repasse de verbas

A Câmara de Ponta Grossa iniciou na segunda-feira (16) a realização de sessões extraordinárias. Como já é tradição, importantes projetos que deveriam ter sido discutidos e votados no período de sessões ordinárias foram apreciados às vésperas do Natal. As discussões ganham força nas redes sociais, pois são matérias que mexem no bolso do contribuinte, como por exemplo correções sobre o Valor de Referência (VR) acima de 60%.

Os projetos de lei aprovados estabelecem aumento de 39,85% sobre a taxa de embarque da Rodoviária; 37% de reajuste na Taxa de Coleta de Lixo e de até 50% no IPTU para imóveis não edificados, não murados e sem meio fio e passeio. Foram aprovados ainda repasses de recursos públicos na ordem de R$ 45 mil para o Carnaval de Rua 2014 e de mais de R$ 2 milhões para a FAUEPG administrar o Hospital Amadeu Puppi (Pronto Socorro) e os CAS até março de 2014, além da autorização de empréstimo para construção de cinco praças com futebol society.

Durante as discussões sobre a prorrogação de três meses com a FAUEPG, que não estaria mais interessada em prestar serviços ao Município, o ex-vereador Edilson Fogaça (PMDB) foi citado por ter sido um dos únicos da legislatura anterior a votar contra a terceirização da Saúde Pública.