Erro na burocracia atrasa empréstimos para o governo do Paraná

O atraso nos trâmites legais para a liberação de dois empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o governo do estado – no valor de R$ 19 milhões e R$ 131 milhões – criou indisposição entre representantes do Paraná e políticos aliados ao governo federal.

As mensagens de aprovação do empréstimo pela Secretaria do Tesouro Nacional deveriam ter sido publicadas em Diário Oficial e então aprovadas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na última segunda-feira. Nesse mesmo dia, seria feita a última reunião do grupo e já havia acordo anterior para a liberação do financiamento.

No entanto, a publicação foi feita apenas ontem e a aprovação pela CAE fica para fevereiro, quando recomeçam as sessões. O recurso era esperado pelo governo do estado no fim de janeiro, mas com a data da publicação, o envio da verba pode atrasar até dois meses.

Para evitar que o dinheiro só chegue no Paraná depois do primeiro bimestre do ano que vem, o governo vai correr atrás de uma negociação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que é quem dá aval ao empréstimos autorizados pela Secretaria do Tesouro Nacional. Fonte: Gazeta do Povo