Vem Aí: Colégios Agrícolas terão novas propostas pedagógicas

Os 18 colégios agrícolas e um colégio florestal do Paraná terão nova propostas pedagógicas para os próximos anos. A iniciativa para modernização do ensino partiu dos próprios diretores das escolas, com o objetivo de atualizar o modelo da fazenda-escola, que segue padrões e metodologia pedagógica da década de 1970.

A atualização do modelo pedagógico dos colégios agrícolas também acompanha a modernização feita nos laboratórios das escolas. Nos últimos três anos a Secretaria da Educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, equipou os laboratórios dos cursos técnicos, como para agroindústria do leite, da carne e de vegetais.

Foram enviados também livros específicos para as disciplinas técnicas. Inicialmente, sete colégios agrícolas receberam tratores, carretas, arados e grades. Cada colégio tem uma característica própria e atende uma demanda regional. O aluno deixa a escola com uma formação técnica na área agrícola, como agropecuária, fruticultura, agronegócio ou agroecologia.