Assembleia decide fim da greve dos ônibus

Avançaram as negociações para chegar a um acordo para pôr fim à greve no transporte coletivo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em audiência realizada na sede do TRT-PR, em Curitiba, a desembargadora Ana Carolina Zaina fez uma proposta de conciliação que será votada em assembleia dos motoristas e cobradores nesta terça-feira, no início da manhã.

Entre as propostas do Juízo estão a fixação da data-base em 1º de fevereiro, reajuste salarial de 7,5%, aumento de 30% no valor do auxílio-alimentação, adicional de dupla função para motoristas de micro-ônibus (que também exercem a função de cobradores) no patamar de 10,5%, abono salarial no valor de R$ 200 incidente sobre a folha de maio e o não desconto dos dias parados.

Discute-se também a possibilidade de o município buscar a aprovação de projeto de lei que suprima a exigência de todos os ônibus circularem com cobradores. No caso de aprovação do projeto, a VCG se comprometeria a garantir a manutenção dos empregos dos cobradores que deixassem de atuar nas chamadas “linhas sem parar”, que circulam sem coletar passageiros do ponto de origem até o destino final. As informações são do TRT-PR.