Ponta Grossa pode não cumprir meta de investimento em educação

A poucos dias para encerrar o ano, a Prefeitura de Ponta Grossa corre o risco de não cumprir o mínimo constitucional de investimento da Educação. Segundo relatório divulgado pela Secretaria de Gestão Financeira, apenas 19,40% das receitas resultantes de impostos municipais havia sido aplicado na manutenção do ensino básico até outubro.

Caso a projeção de aumento na receita até o fim de dezembro seja efetivada, o total a ser aplicado pela Secretaria de Educação para cumprir o mínimo constitucional seria de quase R$ 90 milhões – mais de 50% do montante investido na manutenção e desenvolvimento da educação até outubro. O percentual aplicado até outubro é o menor desde 2012.

Apesar do baixo índice, a secretária de Educação Esméria Saveli garante o cumprimento da LRF e diz que novos empenhos realizados em novembro e dezembro devem garantir os 25%. As informações são do relatório de execução orçamentária do 5º bimestre de 2014, divulgado pela Secretaria de Gestão financeira. Fonte: Jornal da Manhã.