Presos liberam reféns e termina rebelião em Maringá após 45 horas

Terminou após 45 horas a rebelião promovida por cerca de 90 presos no Bloco 3 da Casa de Custódia de Maringá (CCM). Os últimos dois agentes penitenciários feitos reféns, de um total de sete, foram liberados por volta do 12h30 desta quarta-feira (31). Outros três presos, que também estavam em poder dos rebelados, foram libertados. Eles tiveram que receber atendimento médico, pois tinham ferimentos leves.

Logo após o término da rebelião, a Tropa de Choque entrou no local para vistoriar a ala, mas o trabalho ainda não tem prazo para ser encerrado. Em entrevista ao telejornal PRTV 1ª Edição, da RPCTV, o secretário de Segurança, Fernando Francischini, afirmou que não foi acordada a transferência de presos para o término do motim, sendo que a movimentação de detentos será feita exclusivamente por conveniência do governo daqui por diante. Ele detalhou que apenas medidas administrativas internas foram acordadas com os presos para pôr fim ao movimento.

Francischini informou ainda que uma facção criminosa foi responsável pelos presos feitos reféns na rebelião em Maringá. Ele disse que será criada uma unidade prisional de segurança máxima em uma tentativa de isolar o crime organizado que atua dentro dos presídios do estado. Uma unidade que já está pronta, mas ainda não é utilizada, deve cumprir esse papel.