UEPG aprova 129 candidatos com nota zero na redação do vestibular

Dos 740 aprovados no Vestibular de Verão da UEPG, 129 tiraram zero na prova de redação. O índice representa mais de 17% dos calouros da universidade. A maioria dos candidatos que zerou na produção de texto passou nos cursos de Ciências Contábeis e até mesmo em Letras.

Na UEPG, a produção de texto não reprova há 10 anos. As provas que mais pesam são as de conhecimentos gerais e as de conhecimentos específicos. Se o candidato tirar a pontuação mínima, ele passa para a próxima etapa e tem a redação corrigida. Entretanto, a produção de texto serve como uma somatória e não elimina ninguém do vestibular, mesmo que o candidato tire zero.

Em outras universidades do estado, como a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), os candidatos que zeram na redação são eliminados.

O professor e escritor Miguel Sanches Neto defende que a UEPG deveria seguir a prática para valorizar alunos que leem e escrevem melhor. “Estamos privilegiando um tipo de aluno que não sabe ler bem e escrever”, alerta Sanches. Fonte: G1 PR.