Governo e APP-Sindicato voltam a se reunir na segunda-feira

Os professores da rede estadual continuam em greve. Nesta sexta-feira (20), na reunião entre a direção da APP-Sindicato, o Comando de Greve Estadual e o secretário de Educação Fernando Xavier, foram obtidos avanços, mas continuam os impasses. Em virtude disso, o movimento continua, bem como o acampamento em Curitiba e as atividades regionais.

Hoje, o Conselho Estadual da entidade e o Comando de Greve Estadual se reunirão na sede do sindicato, para analisar o cenário e definir como será a luta a partir de agora. Os impasses serão tratados em uma nova rodada de debate que ocorrerá na segunda-feira (23), no período da tarde.

Na próxima segunda-feira(23), uma nova rodada de negociações acontece para avançar nos seguintes itens:

Licença Especial – Exigência da revogação da normativa que suspendeu as licenças para 2015.

PDE – Garantia de realização do PDE como já programado, para após agosto de 2015. Ontem, o secretário anunciou a suspensão do PDE para todo o ano.

Nomeação de 463 concursados – Este é o número de concursados que ficou fora do anúncio realizado pelo governador no início do ano. Solicita-se publicação de um novo decreto.

Ordem de serviço – Liberação de ordens de serviço, principalmente aos novos concursados.

Licença para mestrado e doutorado – Liberação destas licenças que também estão suspensas temporariamente.

Distribuição de aulas para o PSS – Hoje há um descumprimento da instrução que regula a distribuição de aulas a professores(as) temporários que estão sendo obrigados(as) a pegar 26 aulas para efetivação do contrato. Exigi-se que a estes(as) professores(as) possam atribuir menos aulas.

Nova distribuição de aulas – Para a reorganização da escola com novos concursados, mais PSS contratados e reabertura de turmas, será necessária uma nova distribuição de aulas.

Liberação programas ainda pendentes – Ficam pendentes programas como Mais Educação e Hora Treinamento e solicitamos também a reabertura destes programas.

Pagamento de atrasados – A comissão realizou um amplo debate sobre o pagamento de benefícios em atraso como progressões e promoções em atraso. O governo alega a falta de dinheiro para efetivar estes pagamentos imediatamente e não estabeleceu prazo saldar esta dívida.

Impasses para avançar - Suspensão da Licença Prêmio e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2015 (Fonte: Jornal da Manhã)