Audiência pública deve sepultar acordo para extinção de cobradores

Audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (30), às 19h, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, pode adiar os planos de extinção da função de trocador no transporte coletivo. Devem participar das discussões representantes do Conselho Municipal de Transporte Coletivo, da Viação Campos Gerais (VCG) e do sindicato dos funcionários do transporte, além de lideranças comunitárias.

A intenção é discutir o projeto e um substitutivo geral apresentado por três vereadores da bancada de sustentação ao prefeito Marcelo Rangel, além da denúncia de que a proposta de extinção dos cobradores teria sido assinada "na calada da noite" entre Executivo, VCG e Sindicato. Existe uma preocupação em relação aos empregos dos cerca de 570 cobradores de ônibus, já que a matéria estabelece a implantação da bilhetagem eletrônica em 100% da frota e extingue a função de trocador, não garantindo ao "agente de bordo" a estabilidade no emprego.

No último dia 16, o autor da proposta, Pietro Arnaud, foi vaiado por trabalhadores do transporte coletivo ao tentar justificar a iniciativa que beneficia a VCG. O polêmico projeto leva a assinatura do também governista Luiz Bertoldo e tem apoio do líder do governo Rangel, Romualdo Camargo, além do vereador Walter José de Souza, que tem pressa em apreciar a matéria.