Professores e servidores protestam no Centro de Curitiba

Servidores estaduais tomam o Centro de Curitiba para a greve geral marcada para começar na manhã terça-feira (19). As concentrações aconteceram nas Praças Rui Barbosa e Santos Andrade. Neste momento, o grupo segue para o Centro Cívico, onde o protesto ganha força. O trânsito está complicado em pontos da área central. A Cândido de Abreu está tomada de servidores.

A expectativa dos organizadores é que professores, servidores da Saúde, agentes penitenciários e servidores do Detran sejam a maioria na manifestação, que vai permanecer durante a sessão da Alep, que pode votar o reajuste de 5,5% parcelado em duas vezes proposto pelo governo.

Na última semana, o governo anunciou o encerramento das negociações com os sindicatos para envio imediato do projeto de lei à Casa. Mesmo com o recuo, o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná manteve a promessa de greve geral para a partir desta terça-feira (19).



O governo do estado suspendeu ontem (18) o envio do projeto de lei que reajusta em 5% os salários dos servidores públicos do Paraná. A justificativa do governo para o recuo é de que o projeto ainda estaria em análise sobre o impacto financeiro para o caixa do estado. O projeto, porém, deve sim ser encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alep) nos próximos dias.

Informações da greve na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Durante a passeata apenas três viaturas do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) foram vistas. Dezenas de ônibus estão estacionados na região central de Curitiba, depois de chegarem de diversos pontos do interior do Paraná, inclusive de Ponta Grossa.