PT cobra explicação de Cardozo sobre ações da PF na Lava Jato

A Executiva Nacional do PT, que se reuniu em São Paulo na última quinta-feira, avaliou os estragos causados ao partido pelas Operações Lava Jato e Acrônimo e tomou uma decisão: chamará o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a fornecer explicações sobre as ações da Polícia Federal -- subordinada a ele -- que deixaram altos integrantes petistas em situação mais do que desconfortável. 

Embora o presidente da sigla, Rui Falcão, tenha minimizado a iniciativa ("o objetivo é simplesmente ouvir o ministro", disse), membros da cúpula enfatizam que a ideia é enquadrá-lo, segundo reportagem publicada neste domingo no jornal O Estado de S. Paulo. Depois que o conteúdo da delação premiada de Ricardo Pessoa, dono empreiteira UTC, foi trazido à tona por VEJA, a insatisfação em relação a Cardozo só aumentou.

Veja também: Delator aponta que campanhas de Dilma e Lula receberam dinheiro de esquema

Militante do PT há mais de três décadas, homem de confiança da presidente Dilma Rousseff, o ministro é responsabilizado por alas do partido pela manutenção da prisão temporária do ex-tesoureiro João Vaccari Neto, considerada "arbitrária", e pelas buscas no escritório do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e na agência Pepper, que presta serviços ao partido.