Oposição entra com representação no MP contra novo reajuste da Sanepar

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná protocolou nesta terça-feira (14) uma representação no Ministério Público contra o reajuste extraordinário de 8% nos preços dos serviços de fornecimento de água e esgoto da Sanepar.

O reajuste será o terceiro aumento das tarifas de água e esgoto no Paraná somente neste ano. Em fevereiro, a Sanepar reajustou em 12,5% as tarifas, sendo 6,5% em março e 6% em junho. Com o novo aumento, os valores cobrados pela estatal terão correção acumulada de 21,5%, mais do que o dobro da inflação medida pelo IPCA, de 8,47% nos 12 meses até maio.

Para o vice-líder da oposição, o deputado estadual Requião Filho (PMDB), o governo está arrecadando mais do que o suficiente com a alta dos impostos e este novo aumento não faz sentido. “Queremos que o governo explique mais esta conta que não fecha”, questionou.

O pedido de reajuste pela Sanepar foi acatado pelo Instituto de Águas do Paraná – Águasparaná, órgão regulador da área, e permanecerá em consulta pública até o dia 22 de julho. Encerrado o prazo, será colocado para aprovação no Conselho de Administração do órgão e, em seguida, encaminhado para autorização do governador Beto Richa (PSDB).