Novo secretário da Fazenda é alvo da Operação Zelotes

O novo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique Oliveira, está sendo investigado pela Operação Zelotes, que apura suposto esquema de compra de medidas provisórias nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. De acordo com investigadores, o Ministério Público pediu em outubro as quebras dos sigilos bancário e fiscal dele entre 2008 e 2015, o que teria sido autorizado pela Justiça Federal.

O novo secretário é citado na investigação como possível elo, no governo federal, dos lobistas suspeitos de “comprar” medidas provisórias. O processo tramita sob sigilo, conforme publicado no jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira (22).

Segundo a reportagem, as provas já colhidas apontam que os lobistas tinham contatos no Palácio do Planalto e em ao menos dois ministérios para, supostamente, tratar da edição das normas, que concederam incentivos fiscais a montadoras de veículos.

A publicação destacou ainda que Oliveira já era braço direito do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que o manteve no cargo mesmo depois que seu nome foi citado na Operação Zelotes. Agora, vai acompanhar Barbosa na Fazenda.