Condenado em segunda instância pode ir para a prisão, decide STF

Acabou a farra de entrar com recursos para evitar ir para a cadeia, determinou na quarta-feira (17) o Supremo Tribunal Federal. A decisão é importante em dois sentidos: põe na cadeia logo quem foi condenado e muda como o próprio Supremo encarava a questão.

O STF viveu mais um dia histórico no Direito, principalmente no Direito Penal, e houve uma curiosidade: a mais alta Corte do país acabou revendo um entendimento adotado por ela mesma em um julgamento do ano de 2009 em uma ação parecida, um habeas corpus que garante o direito de ir e vir de uma pessoa.

O Supremo passou a entender que a presunção de inocência do réu vai até o momento que ele tem o direito de recorrer da pena, antes do chamado trânsito em julgado. Agora, o Supremo retirou esse empecilho e os tribunais de justiça dos estados ou regionais federais ficam livres para executar uma condenação por eles julgada, independentemente dos recursos aos tribunais superiores. 

A decisão teve repercussão imediata. Para a Associação Nacional dos Procuradores da República, é um avanço histórico no combate ao crime que possibilita a "execução definitiva das causas já apreciadas pelo juiz singular e revistas pelo tribunal competente".

Também em nota, a Associação dos Juízes Federais afirmou que a decisão é de extrema relevância para a sociedade e marca um avanço no processo penal brasileiro.

Fonte: Globo.com