OAB vai protocolar novo pedido de impeachment de Dilma

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá protocolar um novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na próxima segunda-feira à tarde. O protocolo de requerimento será feito pelo presidente da OAB, Claudio Lamachia.

Na última sexta-feira, o conselho federal da OAB aprovou, por 26 votos a 2, o apoio ao processo de impeachment. Faltava apenas decidir se a entidade apoiaria o impedimento que já está tramitando na Câmara ou se apresentaria pedido de novo processo.

A OAB embasa sua peça com os argumentos das pedaladas fiscais e na delação premiada do senador e ex-líder do governo Delcídio Amaral — que implicou Dilma na compra da refinaria de Pasadena e em suposta tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava-Jato.

A entidade entende ainda que Dilma tentou beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao nomeá-lo ministro chefe da Casa Civil. A Ordem avalia que se tratou de uma tentativa de lhe atribuir foro privilegiado, livrando-o das investigações da Lava-Jato em Curitiba. 

A ordem também cita em seu relatório questões como isenções fiscais dadas à FIFA para realização da Copa do Mundo, o que feriria a lei de responsabilidade fiscal.

As informações são do Jornal Zero Hora com agências. Fotos: Agência Brasil e OAB.