Eleição da comissão do impeachment no Senado será na segunda

Às 16h47 desta terça-feira, o 1º secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), leu em plenário comunicado sobre a decisão da Câmara dos Deputados de, no último domingo, dar seguimento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. 

A leitura de um compilado sobre a votação feita pelos deputados - a de instauração do processo por crime de responsabilidade por causa das pedaladas fiscais e da abertura de créditos suplementares por decreto sem autorização do Congresso Nacional - é o ponta pé inicial no Senado para a formação da comissão especial do impeachment nesta casa legislativa. No Senado, este colegiado será formado para redigir um parecer prévio sobre o impeachment. As informações são de Laryssa Borges.

O veredicto dos 21 senadores que vão compor a comissão será votado em plenário, o que pode resultar no afastamento da presidente por até 180 dias. Em uma última etapa, é julgado o mérito das acusações, provavelmente em setembro, conforme projetou o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).