Polícia Federal aumenta equipe da Lava Jato


Dez novos agentes vão passar a integrar a equipe da Operação Lava Jato na Polícia Federal (PF) a partir do dia 25 de julho. Os policiais federais vão trabalhar especificamente nas investigações da operação pelo menos até o fim deste ano.

De acordo com o delegado Maurício Moscardi, um dos coordenadores do grupo, o aumento do efetivo vai tornar a análise de materiais apreendidos em fases já executadas mais rápida e ainda vai permitir a deflagração de novas etapas. “Praticamente um aumento do efetivo de quase 30% e vamos ficar no total com 57 policiais federais dedicados exclusivamente à Operação Lava Jato”, explica.

Afastamentos

Três delegados da Lava Jato foram afastados da investigação recentemente. O delegado Luciano Flores de Lima, que foi responsável por interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na condução coercitiva da 24ª fase, deixa a operação temporariamente para trabalhar nos Jogos Olímpicos 2016.

Outros dois delegados serão substituídos. Eduardo Mauat da Silva, que também trabalhava em inquéritos ligados a Lula, volta ao Rio Grande do Sul. O delegado Duílio Mocelin Cardoso volta a Rondônia. As informações são de assessorias via parana portal.

Segundo o delegado Igor Romário de Paula, as alterações fazem parte de decisões estratégicas. O delegado Maurício Moscardi nega que as mudanças se tratem de um “desmanche” da equipe ou que a investigação tenha recebido “qualquer tipo de pressão interna ou externa pela substituição” dos delegados.