Na capital, 33% das candidaturas são de mulheres

Anaterra Viana, do PT, legenda com maior proporção
de mulheres candidatas em Curitiba
Das 11 coligações que registraram candidatos nas eleições proporcionais deste ano em Curitiba, apenas uma ainda não cumpria as cotas de gênero nesta segunda-feira (15), último dia do prazo para os registros de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No total das candidaturas registradas em Curitiba, 144 são de mulheres (33%). No Brasil, 52% do eleitorado é formado por mulheres. Desde 2009, é obrigatório ter o mínimo de 30% da chapa formada por mulheres ou homens.

Até esta segunda, no site do TRE, havia registro de 431 candidaturas para concorrer a uma vaga na Câmara de Curitiba. O PTB, com 29%, era o único que ainda não tinha cumprido a cota de gênero de 30% até o fim da tarde. A assessoria jurídica do partido informou que novas candidaturas foram registradas nesta segunda à tarde e a partir de terça a lista do TRE deve estar atualizada.

O PSTU registrou apenas uma mulher, o que é considerado regular, já que as mulheres são do gênero minoritário entre os cargos eletivos e, portanto, está protegida a intenção da regra.

Se fosse apenas um homem, o partido teria que garantir pelo menos uma mulher. (Foto:– Andressa Katriny / CMC).