MEC anuncia reforma no ensino

O governo anunciou nesta quinta-feira, 22, que a Medida Provisória (MP) do ensino médio estabelecerá, a partir de 2017, uma carga horária de aula maior e menos disciplinas, com metade do curso elaborado pelo próprio aluno. A medida tem como objetivo de melhorar a qualidade de ensino e evitar a evasão escolar.

A proposta consiste em aumentar a carga horária de 800 para 1.400 horas/ano, o que faz com que os cursos sejam em turno integral. Além disso, o currículo, que hoje conta com 13 disciplinas obrigatórias, será flexibilizado. Durante todo o primeiro ano e a primeira metade do segundo ano, o estudante continuará com a grade curricular que segue as bases do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A partir da segunda metade do segundo ano, ele poderá priorizar disciplinas que sejam da sua área de interesse para um futuro ensino técnico ou superior.

Segundo o jornal Estado de S. Paulo, ainda está em estudo a possibilidade de o ensino médio funcionar em um sistema semestral, com direito a trancamento de matrícula ao fim do semestre e retomar os estudos posteriormente daquele ponto. No entanto, o ministro da Educação, Mendonça Filho, negou a informação.