Toffoli critica exagero de juízes em operações da Polícia Federal

Depois de ter o nome citado na Operação Lava-Jato, o vice-presidente do Supremo Tribunal, ministro Dias Toffoli, criticou nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, durante o Congresso Internacional de Direito Tributário, o ativismo do Judiciário. Toffoli alertou para o risco da atuação de juízes chegar ao totalitarismo.

Tofolli reconheceu que há uma crise no Congresso e na política. Em contrapartida, ele defendeu cautela no sistema moderador do poder Judiciário. O magistrado disse, ainda, que "governar no Brasil não é fácil".

"Nós temos de resolver as crises de maneira pontual, quando somos provocados e chamados. Se nós quisermos ser os protagonistas da sociedade brasileira, começar a fazer sentenças aditivas, operações em que tem 150 mandados de busca e apreensão em um único dia", afirmou sem concluir o raciocínio.

O ministro fez uma pausa e completou: "Temos que refletir. Isso vai nos levar ao totalitarismo do Judiciário. Isso é democracia? É estado democrático de direito? ", questionou. em.com