Estudantes vencem concurso com rede de pesca biodegradável

Os estudantes Rayane Silva Bueno, 17 anos, e Diego Modesto Cordeiro, 17 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, em Paranaguá, ficaram em primeiro lugar na 5º edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), na categoria melhor trabalho. A feira, que foi realizada em outubro, em Foz do Iguaçu, reuniu cerca de 400 trabalhos de alunos do Brasil, Paraguai e Argentina.

O projeto consiste em uma rede de pesca biodegradável que será confeccionada a partir de resíduos orgânicos como bagaço de cana de açúcar, bambu, amido de milho ou soja, um sistema de escape para peixes pequenos que não são rentáveis para os pescadores, e um aplicativo eletrônico que avisa os profissionais caso ocorra a captura acidental de animais como tartarugas, arraias ou golfinhos.

A pesquisa ainda está sendo testada pelos estudantes. “A nossa ideia é desenvolver um material que traga um retorno para nossa comunidade. Com a pesquisa vamos contribuir para preservação do meio ambiente, dos animais e dos próprios pescadores”, disse Diego.