Fechada a delação da Odebrecht que cita mais de 200 políticos

Foram assinados nesta quarta-feira (23) os primeiros acordos de delação premiada firmados com executivos da empreiteira Odebrecht investigados na Operação Lava Jato, em troca da redução das penas. Os documentos estão sob sigilo e não tiveram os termos divulgados. Pelo menos 70 executivos da empresa devem assinar acordos individuais.

O depoimento mais esperado pelos procuradores é o do ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão por crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro na Lava Jato. A expectativa é que os depoimentos sejam enviados no começo do ano que vem para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Políticos citados

Em depoimentos para a formalização dos termos de confidencialidade, que antecedem a assinatura das delações, os executivos teriam citado os nomes de mais de 200 políticos de diversos partidos. Entre denunciados estariam o presidente Michel Temer, o ex-presidente Lula, o ministro José Serra, o ministro Geddel Vieira, o ex-ministro Guido Mantega, além de deputados, senadores e governadores. Fonte: Paraná Portal