OAB aprova abertura do processo de impeachment contra Temer

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), decidiu por 25 a 1 votos entrar com pedido de abertura do impeachment do presidente da República, Michel Temer. O debate durou mais de nove horas e a definição foi feita nas primeiras horas deste domingo (21).

A única oposição foi Estado do Amapá, além disso a delegação do Acre não estava presente. O Paraná esteve representado pelos conselheiros Cassio Telles, Flávio Pansieri, José Lucio Glomb e Juliano Breda e pelo presidente da seccional, José Augusto de Araújo Noronha. O encontro foi organizado em função de um pedido de urgência da OAB Nacional.

O relator do caso, conselheiro Flavio Pansieri (PR), concluiu em seu voto que há elementos que conduzem a um pedido de impedimento em função da comprovada interlocução do presidente da República com Joesley Bastista, da JBS. O empresário é réu em caso de fraude contra o sistema financeiro. Em delação premiada Joesley entregou de conversas de Temer. Para Pansieri, o fato, apesar dos questionamentos do presidente quanto à captação e à edição dos áudios, indicam uma atitude em desacordo com as atribuições presidenciais.