Temer aposta nas concessões para ganhar popularidade
O pacote de privatizações lançado pelo governo é a aposta
do presidente Michel Temer não apenas para tentar conter o rombo no Orçamento e
enfrentar a crise econômica, mas também para recuperar popularidade em 2018,
ano eleitoral.
Pesquisas feitas em redes sociais nos últimos dias, já
analisadas pelo núcleo político do Palácio do Planalto, mostraram que, quando o
tema privatização é abordado, a aprovação do governo sai de 4% e chega a 15%.
O “salto” ocorre somente nesse caso. Os dois dígitos
foram obtidos na segunda-feira, quando o Ministério de Minas e Energia anunciou
a venda da Eletrobrás, e se mantiveram com a divulgação de que a Casa da Moeda
e o aeroporto de Congonhas estão na lista do que será oferecido à iniciativa
privada. As informações são de Estadão Conteúdo.
Na avaliação de auxiliares de Temer, as privatizações
podem dissipar as desconfianças do mercado sobre os rumos da economia e, de
quebra, reaproximar o discurso do governo da sociedade, principalmente da
classe média. Desde as delações da JBS, que vieram à tona em maio,
levantamentos indicam a deterioração da imagem do presidente.