Campanha mostra realidade de negros no mercado de trabalho

A nova campanha realizada pelo do Governo do Paraná, pelo Conselho Estadual da Promoção à Igualdade Racial e Assessoria Especial de Juventude expõe o racismo institucional que acontece quando empresas públicas e privadas diferenciam candidatos e empregados de acordo com a origem étnica, cor de pele ou cultura.

Em parceria com uma empresa real de recrutamento, profissionais em busca de emprego – todos brancos - são convidados para participar de uma entrevista em uma empresa fictícia.  O que os candidatos não sabiam é que estavam participando de um experimento intitulado “Processo Seletivo”.

Na entrevista, o recrutador oferece vagas difíceis de encarar, com direito a bullying, assédio moral, salários inferiores aos demais profissionais e até alterações em características físicas.

O filme mostra que nenhum dos candidatos brancos aceitou trabalhar em tais condições e reforça o conceito da campanha: se você não aceita isso para você, por que um negro deveria aceitar? Clique AQUI para assistir ao vídeo da nova campanha.