Erosões assustam moradores da Vila Catarina Miró

Um novo deslizamento de terra assustou moradores da Vila Catarina Miró, na região do São José, em Ponta Grossa. Uma idosa, de 75 anos, a sua filha e também a neta tiveram que deixar o imóvel com medo de que ele fosse engolido pelos deslizamentos no terreno de casa.

A idosa está na casa da outra filha, Edina Pereira dos Santos, no Bairro Oficinas, e deixou aos vizinhos a tarefa de vigiar a casa na Vila Catarina Miró. Edina conta que há anos o terreno vem cedendo, mas que as chuvas das últimas semanas pioraram a situação. Na tentativa de conter o desmoronamento da área, que fica ao lado de um arroio, eles chegaram a fazer um empréstimo para construir um muro de contenção. “Com a chuva, o muro começou a desmoronar e uma calçada trincou. A gente tem medo que a casa seja afetada com esta situação. Já pedimos ajuda para a Prefeitura, mas até agora não conseguimos”, diz Edina.

A família faz questão de destacar que todas as contas da casa estão em dia e exibe o boleto do IPTU pago: “Nós pagamos impostos, temos direito a ser atendido pela Prefeitura”. A idosa, a outra filha e a neta não têm previsão de voltar para o local. Eles aguardam o tempo firmar.

A casa fica a três ruas da residência interditada nesta semana pela Defesa Civil, onde uma idosa acabou ferida ao ser engolida por uma erosão de 6 metros de profundidade. Além da casa, uma igreja ao lado foi parcialmente interditada.

Por meio de assessoria de imprensa, a Defesa Civil disse que fez uma vistoria no último dia 16 no imóvel e que “a situação não oferecia risco, naquele momento”. Na ocasião, a idosa foi orientada a fazer um protocolo. O órgão garantiu “que incluiu o endereço no cronograma de vistorias que serão realizadas, nos próximos dias, junto às áreas atingidas pelas últimas chuvas”. (Fonte da informação: portal a rede)