Governo Temer tenta arranjar dinheiro para Censo 2020

O governo do presidente Michel Temer decidiu buscar mais espaço no Orçamento de 2019 para complementar a verba que será destinada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a preparação do Censo Demográfico 2020.

Deputados também se articulam para tentar aumentar os recursos para o órgão com emendas parlamentares. Uma das pesquisas estatísticas mais relevantes do país, o Censo teria apenas 250 milhões de reais assegurados para o ano que vem.

Inicialmente, o órgão dizia precisar de 1 bilhão de reais em 2019 para os preparativos do levantamento, que visitará as casas de todos os brasileiros e traz dados essenciais para a definição de políticas públicas, como o Bolsa Família e a divisão de recursos federais entre municípios. Mas o próprio IBGE decidiu mudar seu planejamento e passou a pedir 344 milhões de reais para o ano que vem, na tentativa de fazer a pesquisa caber no bolso do governo. Mesmo assim, não foi atendido integralmente.

Após a polêmica gerada pela verba menor, a equipe econômica está agora fazendo as contas para ver o que pode ser remanejado para o instituto, que alega não ser possível fazer uma pesquisa mais “enxuta”, com menos perguntas ou entrevistadores.

 Publicado pelo portal da Revista Veja. Foto: Cesar Itiberê/PR.