MP deve entrar com recurso contra liberdade de Richa

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leonir Battisti, disse, em coletiva de imprensa neste sábado (15), que o pedido de soltura do ex-governador Beto Richa (PSDB) foi “dirigido” ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Segundo o procurador, “a posição dele já era sabida” após entrevistas concedidas pelo ministro à imprensa, em que ele afirmou ser favorável à soltura.

Richa foi preso na terça-feira (11) na Operação Rádio Patrulha, que investiga desvios no Programa Patrulha do Campo, voltado à manutenção de estradas rurais. Ontem (14), a Justiça do Paraná converteu a prisão, que era temporária, em preventiva, mas, momentos depois, Gilmar Mendes acatou pedido da defesa de Richa e concedeu a liberdade.

“O Ministério Público, de qualquer sorte, vai examinar a hipóteses de recurso em face dessa decisão de salvo-conduto que foi produzido na decisão do ministro para frente”, explica. A decisão do STF se estendeu para todos os 15 investigados neste caso, ou seja, eles só poderiam ser presos após condenação definitiva.

Publicado por Paraná Portal. Foto: Franklin de Freitas / Folhapress.