Ponta Grossa adere ao sistema eletrônico de Busca Ativa Escolar

A estrutura de proteção à criança e ao adolescente reuniu-se na tarde desta sexta-feira (26), em Ponta Grossa, para consolidar a participação de todos no programa de Busca Ativa Escolar. A adesão ao programa foi formalizada neste ano pelo Município, colocando todos os alunos de 04 a 17 anos em um banco de dados nacional. Assim, todos os agentes públicos poderão identificar, acionar alertas sobre alunos fora da escola e combater a evasão escolar.

No cruzamento de dados entre 2017 e 2018, foram identificados 468 crianças e adolescentes (04 a 17 anos), das redes pública e particular, que deixaram de se matricular ou de frequentar a escola, com informações baseadas no censo escolar. Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, o objetivo é identificar um a um os estudantes que estão perdendo a oportunidade de melhorar as condições de vida.

O sistema, acessível por meio de um aplicativo e uma plataforma online desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) irá compor as estratégias de combate à evasão escolar no Município e será acessado por diversos agentes das secretarias e também do Ministério Público, segundo a coordenadora Iolanda de Jesus, da SME.

Informações de Assessoria. Prefeitura de Ponta Grossa.