Funai pede que PF e Exército atuem em terra indígena


A coordenação da Funai no Amapá solicitou à presidência do órgão que a Polícia Federal e o Exército sejam acionados para intervir e proteger os indígenas da Waiãpi, cuja terra foi atacada na sexta-feira por garimpeiros armados. Pelo menos um cacique morreu.

 O ataque à aldeia dos Waiãpi, que fica na cidade de Pedra Branca do Amapari (AP), já era de conhecimento da Funai  desde sexta-feira. Em memorando enviado à presidência da Funai, a coordenação regional alerta para “a presença de invasores” e afirma que  é “o clima de tensão e exaltação na região é alto”.

“Com base nas informações coletadas pela equipe em campo, podemos concluir que a presença de invasores é real e que o clima de tensão e exaltação na região é alto. Nesse caso, solicitamos articulação da Presidência da Fundação Nacional do Índio e da Diretoria de proteção Territorial (DPT) junto ao Departamento de Polícia Federal (DPF) e/ou Exército Brasileiro, para planejamento e execução de ação emergencial para apurar denúncias tratadas neste processo”, afirma trecho do documento.

Informações publicadas pela Revista Época. Foto: Reprodução G1 Globo.