Matheus Nachergaele lota Ópera na noite de premiação do Fenata

A premiação do 47º Festival Nacional de Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aconteceu na noite de domingo (27), no Ópera.

Após a divulgação dos vencedores, o público, que lotou o teatro, assistiu à peça de encerramento, Processo do Conscerto do Desejo, dirigido e encenado por Matheus Nachtergaele.

Depois de levar muitos às lágrimas, Matheus conduziu o público ao êxtase convidando pessoas da plateia a cantar e dançar no palco com ele e com os músicos Luã Belik e Rafael Belo. Tantas emoções extremas são explicadas por Matheus. “A minha mãe faleceu quando eu tinha 3 meses. Ela se matou. Morreu de maneira trágica e eu, por muitos anos, não soube o que havia acontecido. Aos 16 anos, meu pai me chamou para um fim de semana trágico e inesquecível na casa da praia. Ele me entregou uma pasta com os poemas de minha mãe. Depois disso, eu me descobri através dos textos de Maria Cecília”. 

Premiação

A grande vencedora da noite foi a peça “Para contar estrelas”, última a ser encenada na Mostra Infantil, na tarde do domingo no Cine Teatro Pax. 

O grupo Cirandela, de Criciúma, Santa Catarina, veio de uma maratona de apresentações na Mostra Especial e levou para casa os troféus de Melhor Espetáculo, Melhor Sonoplastia e Melhor Cenografia, com troféu para Bruno Andrade e Priscila Schaucoski. Outro prêmio foi de Melhor Direção, para Reveraldo Joaquim e Yonara Marques.

O Prêmio do Júri popular e Prêmio Especial do Júri foram para o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, com a peça Shakespeare Paixão e Poesia. A peça, além de ser indicada para outras categorias, foi premiada também com Melhor Iluminação, com troféu para Carlos Alexandre Martins.

A peça “Estado de Sítio” ganhou destaque pelas atuações de Mauro Celso Barbosa, escolhido como Melhor Ator, e Lala Machado, Melhor Atriz Coadjuvante. O Prêmio de Melhor Atriz na categoria Teatro Adulto foi para Dina Mari, do espetáculo “A Receita”.

Outro destaque da premiação foi a peça “Ói Lá Inezita”, que levou para casa Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação de Fabiano Amigucci. A peça conquistou também o Prêmio de Melhor Atriz teatro Infantil, com a atuação de Jaqueline Cardoso, Prêmio de Melhor Figurino para Adbailson Cuba (Ói Lá, Inezita) e Prêmio de Texto Original.

Os prêmios especiais do júri foram para o Centro de Estudos Cênicos Integrados (Ceci), pelos serviços de formação prestados à cidade de Ponta Grossa, e para o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, pelo significado e importância de sua criação para a cultura da Cidade.