PG terá usina para transformar resíduo orgânico em energia


Ampliando o programa Ponta Grossa Sustentável, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou hoje (20) a execução do projeto para instalação de uma Usina Termoelétrica Municipal a Biogás, a partir do estudo de viabilidade técnica e econômica desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás). Com uso de capacidade máxima, o processamento e queima de resíduos orgânicos poderia compensar em até 30% o consumo de energia em estruturas públicas.

“Depois de um longo caminho até resolvermos completamente a questão da destinação final correta dos resíduos sólidos em Ponta Grossa, com o credenciamento de aterros privados, o Município pode agora pensar em alternativas para o tratamento desses resíduos, gerando energia e trazendo economia para a Prefeitura. A meta da administração é inaugurarmos e já produzirmos energia ainda esse ano, consolidando a usina termoelétrica municipal e chegando a capacidade total de 30 toneladas por dia”, detalha o prefeito, Marcelo Rangel.

O projeto desenvolvido pela CIBiogás, a pedido da Prefeitura, Sebrae e UTFPR, prevê implantação da usina em área no Distrito Industrial, atendendo a questões de escopo técnico, como capacidade para instalação dos biodigestores. Inicialmente, a usina trabalharia com a capacidade de processamento de 12 toneladas de resíduos orgânicos por dia, podendo ampliar até 30 toneladas. Com uma progressão de 20% de carga a cada seis meses, chegando a 30 toneladas/dia, a Prefeitura pode alcançar uma economia de aproximadamente R$ 270 mil por mês.

Informações de Assessoria. Imagem: Divulgação