Polícia Civil prende vereador por venda de cirurgias


Um vereador de Carlópolis, na região norte do Paraná, é alvo de um mandado de prisão temporária na operação que investiga a venda de cirurgias bariátricas do SUS (Sistema Único de Saúde), na manhã desta quinta-feira (29). No total, sete mandados judiciais devem ser cumpridos pela PCPR (Polícia Civil do Paraná).

Segundo as investigações, o vereador teria falsificado guias do SUS, possibilitando encaminhamentos de pacientes, principalmente do Estado de São Paulo, para fazerem cirurgias bariátricas pelo SUS em um hospital da Região Metropolitana de Curitiba. Conforme à polícia, ele atuava juntamente com os médicos que assinavam essas guias.

Essa é a segunda fase da operação que investiga uma organização criminosa que teria lucrado mais de R$ 10 milhões com a venda de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS, em um hospital da Região Metropolitana de Curitiba.

Os policiais devem cumprir dois mandados de prisão temporária, sendo um dos alvos um vereador e candidato a reeleição da cidade de Carlópolis, e cinco mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos munícipios: Carlópolis; Santo Antônio da Platina; Jacarezinho e Colombo.

A organização criminosa é investigada pelos crimes de extorsão, falsidade ideológica, uso de documento falso, concussão e organização criminosa. 

O nome do parlamentar não foi divulgado pela PCPR.

Informações e imagem: PCPR via Paraná Portal.