Candidatos a vereador do PV pedem recontagem de votos


A votação para a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) está sendo questionada por um grupo de vereadores que disputou o pleito pelo Partido Verde (PV). 

Organizados em um grupo de WhatsApp, o grupo pretende pedir a recontagem dos votos junto ao TSE e já junta provas para apresentar o questionamento. Em 2020, a legenda elegeu dois vereadores - a dupla, curiosamente, teve a mesma votação.

Segundo César Gaspareto, advogado do PV, a recontagem cabe ao partido. “Somente a legenda tem legitimidade para postular uma recontagem”, afirmou. Segundo o advogado, os candidatos têm questionado os votos esperados daqueles efetivamente recebidos.

O grupo sugere que, durante os diversos apagões, tenha havido uma contabilização incorreta dos votos. “Como houve mais de 50 mil abstenções e ausências, acreditamos que votos válidos acabaram não sendo computados. A hipótese é de que isso tenha ocorrido naqueles diversos ‘apagões’ da apuração de votos”, explicou o advogado.

Presidente do PV afirma que fará pedido

A reportagem do Portal aRede e Jornal da Manhã encontrou em contato com Filipe Chociai, um dos eleitos pelo PV e presidente da legenda. O vereador eleito ressaltou que a opinião em prol da recontagem é válida, mas destacou que a legenda não recebeu, até o momento, nenhum pedido oficial. “O partido acredita que essa é uma acusação séria”, disse.

Fonte da informação: Jornal da Manhã. Imagem: Ilustrativa.