Infraestrutura: Estado projeta investimento de R$ 50 bilhões
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressalta que os projetos na área são ambiciosos, já preparando o Estado para os próximos 30 anos.
Isso inclui as novas concessões
rodoviárias, que preveem 1.700 quilômetros de rodovias duplicadas nos primeiros
anos de contrato; um novo traçado férreo de 1.285 quilômetros ligando Maracaju,
no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, e os investimentos do próprio
porto para atender a demanda ferroviária.
O secretário destaca como esses corredores logísticos
visam garantir a mobilidade e o atendimento à produção paranaense nas próximas
décadas. “Estamos de olho no futuro, mas com o pensamento focado no presente.
Os planejamentos que fazemos desde o início do governo, atuando em várias
frentes e vários modais, já está colhendo resultados positivos”, afirma.
“Se hoje investimos R$ 5 bilhões em infraestrutura, a
projeção para a próxima década é de R$ 50 bilhões, um volume que vai marcar a
história do Estado e acompanhar o crescimento do agronegócio e a atração de
indústrias para o Paraná. A projeção é que o Estado se torne um grande canteiro
de obras na próxima década”, salienta Sandro Alex.
A largada já foi dada no início deste mês, quando quatro aeroportos do Paraná foram levados a leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Em um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, o Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com apoio do setor produtivo, garantiu investimentos importantes nos terminais, como a construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
O resultado veio no martelo: o Bloco Sul, que tinha os aeroportos paranaenses como os principais ativos, foi arrematado com ágio de 1.534%.
Informações do Governo do Paraná. Imagem: Arquivo.
