Concessão de rodovias: Paraná vai investir R$ 42 bilhões
A nova concessão das rodovias que cortam o Paraná será baseada em torno da menor tarifa oferecida ao usuário, sem limite de desconto na disputa na Bolsa de Valores, arrumando a modelagem de acordo com o anseio da população.
A alteração na proposta original foi anunciada pelo
governador Carlos Massa Ratinho Junior durante entrevista coletiva nesta
sexta-feira (21), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e é resultado das seguidas
reuniões em Brasília (DF) do início desta semana.
O formato está alinhado ao documento proposto pelo G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense. Entre os
pontos mais relevantes estão licitação da concessão pela menor tarifa, sem
limite de desconto, além da garantia de execução das obras por meio de um
depósito caução e adequação no degrau tarifário das pistas duplicadas.
O modelo é diferente do que está sendo adotado em todo o
País e será personalizado para atender a demanda entregue pelo Governo do
Estado. Ao encampar a proposta defendida pelo Paraná, o Ministério deixou de
lado o chamado modelo híbrido, organizado em torno da menor tarifa de pedágio
com limite de desconto, seguido de maior valor de outorga.
O projeto prevê investimentos de R$ 42 bilhões, com a duplicação de 1.783 quilômetros, construção de 10 contornos urbanos, 253 quilômetros de faixa adicional nas rodovias já duplicadas e 104 quilômetros de terceira faixa para apoio ao trânsito.
A proposta contempla, ainda, sinal de wi-fi em todos os trechos de estradas, câmeras de monitoramento e iluminação em LED. As novas concessões têm validade de 30 anos.
