UEPG identifica transmissão comunitária da variante Delta


O Laboratório de Análises Clínicas da UEPG identificou transmissão comunitária da variante Delta em Ponta Grossa.

O dado faz parte da pesquisa sobre variantes da Sars-CoV-2 em pacientes do Hospital Universitário (HU-UEPG). No total, o Laboratório pretende analisar 300 amostras de indivíduos positivados para Covid-19, para identificar quais pacientes se infectaram com a variante Gama (P1 brasileira) e Delta (Índia), como estratégia de controle da pandemia.

A equipe iniciou os testes em julho para identificar a variante Gama (P1) e, a partir da última quarta-feira (22), recebeu os kits para identificação da variante Delta, que testou as amostras coletadas entre os dias 3 e 31 de agosto.

O resultado mostrou que, de 42 amostras testadas, 34 foram Delta e 8 Gama. “Isso demonstra uma transmissão comunitária na cidade. Para as amostras coletadas até dia 13 de agosto, ainda tínhamos a predominância da variante Gama, mas nas amostras coletadas a partir de 13 de agosto, apenas duas foram Gama e 29 foram a Delta”, explica o coordenador da pesquisa, Marcelo Vicari.

Nas próximas semanas, a equipe irá testar amostras coletadas antes de 3 de agosto, para identificar os primeiros casos com a variante Delta em circulação na cidade.

Informações e imagem: Divulgação UEPG.